Análise de SEO: o que é e como fazer!
- Active Design Marketing Digital
- 27 de jun. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 5 de fev.
Neste artigo vamos explicar, conceituar SEO e seu uso em sites, blogs e postagens nas redes sociais. Tudo para um bom ranqueamento e conteúdo.

O que é SEO?
No mercado de Marketing Digital, o SEO possui diversas definições, algumas até mais conceituadas, outras mais técnicas e outras ainda mais comuns no âmbito internacional. Podemos concluir então, que SEO (Search Engine Optimization), na tradução literal, seria Ferramenta de Otimização de Busca.
Concluímos então, que SEO é o conjunto de estratégias e atividades do marketing digital que visam aumentar o posicionamento do site ou blog, nos mecanismos de busca.
Com isso, a relevância de conteúdo somando-se a estratégias de link building, fazem com que o site, blog ou post em rede social estejam sempre nas primeiras posições orgânicas do Google.
Como SEO funciona na prática?
O Google, então, funciona da seguinte maneira, ele faz suas buscas por meio de robôs, que procuram as informações em todos os sites do mundo, aplicam algoritmos matemáticos e fazem um ranking de classificação de acordo com a relevância de informação.
Porém, o robô não lê as informações da mesma forma que o ser humano, e não basta um site com um bom conteúdo para ser bem ranqueado. É necessário ter a informação e precisa de engajamento com o público e visitação e relevância de conteúdo.
O serviço de SEO possui uma característica bastante complexa da qual a empresa contratante precisa estar ciente. Os algoritmos tecnológicos são alterados constantemente, e por esse motivo a estratégia de SEO deve ser definida, revisada e reajustada de tempos em tempos. E embora essa estratégia seja feita trimestralmente os resultados costumam aparecer apenas depois de seis meses a um ano de trabalho.
O poder do Google na atração de clientes e a importância de estar nas primeiras posições.
Suponha que você esteja viajando e queira comer alguma coisa. Onde encontrar o telefone de uma pizzaria? Ou suponha que as vendas da sua empresa caíram e você precisa encontrar dicas para tornar seus vendedores mais produtivos. Onde encontrar informações que possam ajudar?
Se o Google estivesse em seus pensamentos, esses são só alguns exemplos de como a ferramenta é presente em nossas vidas e é praticamente a primeira coisa a que recorremos quando precisamos de alguma solução.
Essa mudança de hábitos também traz para as empresas uma grande oportunidade: as pessoas estão ativamente buscando informações sobre o seu mercado.

Mais de 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página da busca. Pior ainda, quase 60% dos cliques acontecem apenas nos três primeiros resultados.
Neste cenário, muitos donos de websites e empresas entendem que ter o seu site bem posicionado nas ferramentas de busca é a garantia de atrair mais clientes. Para conseguir isso, uma área do Marketing Digital é encarregada de criar estratégias e implementar técnicas, o popular SEO (Search Engine Optimization).
Vale a pena investir em SEO?
Quem tem familiaridade com SEO sabe que os fatores que influenciam no ranqueamento do Google estão em constante modificação. E o desafio sempre foi, até então, correr atrás do que é relevante para o buscador – e isso pode mudar a cada dia – para que o blog ou site de sua empresa fique bem posicionado e, consequentemente, atraia mais visitantes e Leads / conversões / vendas para o seu negócio.
Imagine que você deva, por exemplo, qualificar os melhores restaurantes de uma grande cidade. Não é uma ideia ruim avaliar, por exemplo, a quantidade de pessoas na fila: se muita gente quer comer lá e aceita esperar, é sinal de que a qualidade é boa.
Agora imagine que, após descobrir isso, alguns restaurantes tenham passado a pagar pessoas para ficar na fila, com a intenção de, assim, conseguirem uma boa avaliação. O critério deixa de fazer sentido, já que não representa a experiência real dos clientes.
Muitos especialistas conseguiam passar sinais suficientes para serem bem avaliados, mesmo que na realidade eles não estivessem trabalhando para garantir uma experiência melhor para o visitante, que é o objetivo maior do Google.
Dispositivos móveis: porque seu site precisa estar adaptado para eles.

O Google tem se preocupado cada vez mais com a experiência dos usuários, levando-a em consideração ao indexar um site.
Pensando nisso, em 2015 houve uma grande atualização que foi apelidada de “Mobilegeddon” (Mobile + Armageddon).
Vendo o grande aumento das buscas em dispositivos móveis, o Google passou a dar prioridade aos sites que possuem boa usabilidade nesse contexto.
Ou seja, se o seu site for adaptado para dispositivos móveis, terá preferência no posicionamento e comparação com um site que não funciona bem em celulares e tablets.
Existem algumas formas de resolver esse problema, desde fazer um site responsivo “do zero” até plugins que mudam a cara do site nos dispositivos móveis.
Por que falamos apenas do Google e não das outras ferramentas de busca?
Há duas coisas importantes sobre esse assunto.
A primeira é que a diferença de como cada ferramenta classifica os resultados é relativamente pequena. As mesmas práticas de otimização para o Google também devem gerar resultados semelhantes nas outras opções.
A segunda é o market share das ferramentas: o Google tem mais de 95% no domínio do mercado.
Palavras-chave: o que são e como funcionam?
As palavras-chave (ou keywords) são a base de qualquer trabalho de otimização, seja ele on-page — fatores que influenciam o SEO dentro do próprio site, ou seja, sob os quais você tem controle — ou off-page, fatores que estão, de certa forma, fora do seu controle.
Em termos de marketing, por meio do trabalho de pesquisa de palavras-chave, é possível aprender mais sobre os clientes como um todo, prever mudanças em demandas e ter tempo para reagir às alterações de mercado — independentemente de qual seja esse mercado.
Já para o SEO, por meio de uma pesquisa de palavras-chave profunda e bem-feita, é possível tornar os trabalhos de otimização mais eficientes — não aumentando somente o tráfego de um site, mas também as suas conversões.
Otimizar um site para as palavras-chave erradas pode fazer com que seu site não seja encontrado para o que você realmente deseja que ele seja, além de atrapalhar as conversões e resultar em tempo perdido.
SEO on-page e SEO off-page

Os fatores on page são aqueles que podem ser trabalhados dentro do próprio site ou página, e que são fundamentais para que os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos usuários.
TÍTULO DA PÁGINA, META DESCRIPTION OU META DESCRIÇÃO, NOME E ALT TEXT DAS IMAGENS, URL DA PÁGINA, HEADINGS OU SUBTÍTULOS.
Já os fatores off-page são aqueles externos ao seu site. O Google valoriza bastante esses quesitos pois eles representam a autoridade do seu conteúdo/site e como as pessoas têm sido beneficiadas com ele: quanto melhor o conteúdo disponível, mais as pessoas falam sobre ele e mais backlinks você recebe.
Os backlinks são links de outros sites voltados para o seu. Para o Google, quanto maior a quantidade de sites externos de relevância apontando para o seu site, mais autoridade você tem em relação àquele assunto e melhor seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Os sinais sociais são número de menções e compartilhamentos da sua marca nas redes sociais. Eles também tem uma influência grande nos resultados da sua marca na busca orgânica. Não deixe de utilizar botões de compartilhamento em redes sociais no seu site para utilizá-los a seu favor.
Outro fator importante é o volume de menções a sua marca na web e fora dela. Quanto mais as pessoas falam de você online ou offline, isso inspira mais credibilidade é um fator que pode aumentar a taxa de cliques dos seus resultados orgânicos.
Construção de autoridade (ou novo Link Building)
Como indicamos, para ter sua página exibida nos primeiros resultados, é preciso não só demonstrar que elas falam do assunto buscado pelo usuário, como também que o conteúdo é confiável é melhor do que as outras opções disponíveis.
É preciso se provar como uma autoridade, e isso é medido principalmente pela quantidade e qualidade de pessoas que indicam seu site. Foi aí que surgiu a prática de Link Building.
Mas afinal, o que é Link Building?
Link Building é o conjunto de técnicas de SEO responsável pela aquisição de links de outros sites ou de páginas do mesmo domínio que você trabalha.
Esta técnica explora o principal conceito responsável pela concepção do Google: o PageRank.
Comments