top of page

Conteúdo para Internet: saiba como criar e postar conteúdo

  • Foto do escritor: Active Design Marketing Digital
    Active Design Marketing Digital
  • 6 de jul. de 2023
  • 18 min de leitura

Atualizado: 5 de fev.

É grande o interesse das pessoas, hoje em dia, em querer saber como produzir conteúdo para internet com relevância. Realmente é um tema que chama muito atenção, porém será que qualquer pessoa pode produzir conteúdo para um blog, website, YouTube ou em qualquer rede social. Veja esse artigo e tire suas dúvidas sobre o tema.


ree


O que é produzir conteúdo para internet?


A produção de conteúdo para internet consiste numa estratégia de conteúdo (informação) e comunicação que as empresas, entidades e pessoas disponibilizam para a solução de problemas e dúvidas, e ainda, gera entretenimento e integração com a base de conhecimentos dos usuários da internet.


Com isso, cresce o consumo de conteúdo no meio digital relacionado à mudança no comportamento dos usuários, que sempre buscam informações valiosas e fontes confiáveis.


Esse tipo de estratégia é muito comum no mercado B2B e visa dar credibilidade para as marcas, aproximar as empresas de seus consumidores, mostrar a capacidade de atendimento ao público e ainda, gerar informações que incentivem a percepção de valor sobre produtos e serviços, sem falar que isso fideliza o cliente.


Definindo Marketing de Conteúdo para web


Marketing de Conteúdo consiste, então, numa estratégia de atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais). Isso torna o Marketing de Conteúdo uma forma de marketing que não promove a marca diretamente, mas atrai o público-alvo através de soluções para seus problemas.


ree

Podemos dizer que, o Marketing Digital se tornou um investimento indispensável para as empresas que querem investir no mercado digital, que na verdade, é mais do que um tipo de mercado é o futuro dos negócios.


Isso demonstra a importância de se estar na internet, pois o objetivo é se colocar nela para ganhar atenção do público e se destacar em meio à concorrência.


Esse é o momento ideal de se aplicar, uma das melhores estratégias em marketing digital, que é o Marketing de Conteúdo. Que visa engajar seu público-alvo ou persona e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Conteúdo que atrai, envolve e gera valor com o intuito de se gerar novos negócios.


Podemos dizer que, a definição do Marketing de Conteúdo então pode virar um mantra: "Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada no engajamento do público-alvo e transformá-los em uma rede de clientes e possíveis clientes, os chamados LEADS!"


É importante frisar que, o tempo de ser obrigado a consumir o que era colocado na mídia de um modo geral (propagandas de TV, Rádio e Jornal) passivamente já passou. Hoje o público tem mais poder de decisão, no que se refere a consumo de conteúdo, podendo consumir somente aqueles conteúdos que mais se identificam com ele. Isso é o que chamamos poder de escolha a gosto do cliente.


Isso obriga, cada vez mais, os criadores de conteúdo a produzir somente que seu público deseja. Em outras palavras, conteúdo relevante e valioso.


O bom conteúdo não é focado em vender, mas tem como objetivo ajudar quem o lê, a resolver um problema, esclarecer alguma dúvida ou ensinar sobre determinado assunto. Em outras palavras atrai, envolve e gera valor para as pessoas.


Tornar um conteúdo útil, faz com que, a mensagem certa chegue ao público certo no momento em que ele mais precisa. Daí você supera as expectativas de seu público (audiência) provendo um conteúdo de excelente qualidade.


O resultado não é outro senão aprovação total dos seus seguidores e clientes quando você os ajuda num momento em que eles mais precisam, o público passa a ter uma visão positiva sobre sua marca. Isso faz com que seu público, ou melhor, clientes e seguidores façam negócios com você ao invés de outras marcas e empresas.


Uma estratégia de Marketing de Conteúdo levanta todos os pontos necessários antes de colocar "a mão na massa".


Basicamente essa estratégia se divide em cinco etapas:


PLANEJAMENTO - nesta etapa é importante deixar claro quais e quantas pessoas serão responsáveis pelas tarefas e como se atingirá as metas necessárias;


ELABORAÇÃO DA PERSONA - criar um perfil ideal de cliente, mais precisamente uma persona, é fundamental na criação e direcionamento de conteúdos voltados para a mesma. Quer dizer, um conteúdo exato para uma determinado cliente que sua empresa quer atingir;


CRIAÇÃO DE CONTEÚDO - a criação de conteúdo pode se dar através de diversos formatos, desde que, sejam pertinentes a sua persona (por exemplo: blog post, e-book, email, vídeo);


DISTRIBUIÇÃO - distribuir os conteúdos criados nos canais que geralmente a persona ideal se encontra, é fundamental para uma obtenção de um ótimo resultado.


MENSURAÇÃO DA ESTRATÉGIA - para toda estratégia de Marketing de Conteúdo é preciso que seja feita uma análise dos resultados alcançados com o conteúdo produzido. Verificar se a meta em se atingir a persona certa foi alcançada e como foi tráfego dessa persona ao conteúdo online. Isso ajuda as próximas ações serem mais assertivas.


ree

Para produzir conteúdo para internet é necessário que o produtor desse conteúdo seja um profissional de Marketing Digital ou não?


Produzir conteúdo para internet se tornou um dos assuntos mais buscados na web hoje em dia. Sem falar na profissão de produtor de conteúdo para internet que se tornou uma das carreiras mais promissoras do mercado a medida que, a necessidade das empresas se intensifica.


No mundo digital (virtual) a comunicação na internet se tornou uma ferramenta de lucro, por isso, é necessário que todas as empresas invistam em conteúdo relevante para suas ações de marketing de conteúdo.


No Marketing Digital o Marketing de Conteúdo é uma subárea, quer dizer, é um tipo de estratégia que planeja, produz e distribui peças de conteúdo que serão fundamentais na comunicação das empresas com seus clientes.


É necessário que o produtor de conteúdo para web tenha um ótimo conhecimento em tecnologia, logística, administração e direito para a geração de conteúdo para internet, pois essas áreas são consideradas as áreas que mais investem em conteúdo online.


O mercado já conta com jornalistas e publicitários na produção de conteúdo online, quer dizer, já lidam com a criação de peças de comunicação para o público-alvo proposto na obtenção de negócios e seguidores.


Pode-se dizer então, que a principal ferramenta do Marketing de Conteúdo é o conteúdo relevante. Por isso, a importância de se ter uma boa escrita. A própria profissão de produtor de conteúdo exige que esse profissional saiba muito bem escrever conteúdos, pois isso inclui respeitar as regras da língua e ser capaz de tocar os clientes com um estilo próprio, empolgante e convincente.


Destacamos que a escrita na web é diferente da escrita em outros contextos. É preciso estudar bem a nossa língua, ler muito, escrever bastante, ser sucinto, pensar na experiência de leitura e focar em gerar valor específico para o leitor, levando-se em conta o momento atual em que ele vive, necessidades e preferências.


STORYTELLING - com certeza uma das grandes tendências do Marketing de Conteúdo atual que deve ser dominado por aquele que quer crescer na área. Trata-se do poder de contar histórias engajadoras, onde o cliente é inserido num ambiente desejado pelo criador de conteúdos para a internet.


A criação dessa história deve ter começo, meio e fim, personagens, cenários, e ainda ser compreensível aos consumidores.



Meu conteúdo para internet precisa ter uma persona ou um público-alvo?


O que justifica o uso ou a construção de uma persona é porque elas ajudam as empresas a conhecerem melhor o seu público com mais profundidade. Essa estratégia é perfeita para um marketing mais assertivo.


Com a persona criada, fica mais fácil criar uma estratégia mais clara e objetiva sobre o comportamento dos clientes, e como focar e alinhar os esforços das ações de marketing.


Em se tratando de Marketing de Conteúdo a figura da persona auxilia na construção de um conteúdo relevante e que faça sentido para seu público.


⦁ Determina qual tipo de conteúdo será usado para que seja atingido o objetivo do marketing da sua empresa;


⦁ Define o tom e a linguagem do conteúdo criado;


⦁ Ajuda na elaboração das estratégias de marketing;


⦁ Orienta as equipes da área comercial na comunicação e na estratégia de vendas;


⦁ Mostra insights valiosos sobre em quais redes sociais anunciar, que tipo de abordagem utilizar, quais meios de comunicação investir, define o timing exato para se oferecer um produto, linguagem e periodicidade de um e-mail marketing e etc.


Quais mídias digitais deverão ser utilizadas em uma estratégia de conteúdo?


Quando pensamos em Marketing de Conteúdo é impossível não ter uma boa estratégia de conteúdo bem arquitetada o suficiente para se obter o máximo de resultados. Esse método tem sua eficácia comprovada, porém é preciso disponibilizar um tempo para estratégia e planejamento.


ree

Existem vários formatos para se aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Segue aqui alguns exemplos:


⦁ Blog;

⦁ e-Books;

⦁ Vídeos;

⦁ Redes Sociais;

⦁ E-mail Marketing.

Como se pode ver, criar ou postar conteúdo na internet não é apenas escrever um texto num blog ou criar um post em alguma rede social e esperar que os resultados apareçam de uma hora para outra. Ter objetivos mapeados e metas bem definidas, aí sim podemos esperar bons resultados ao trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo.



BlOG


Criar um blog para sua empresa ou negócio é uma ação certeira quando o assunto é marketing de conteúdo voltado para o mundo business.


Muitos ainda pensam que, com a popularização das mídias sociais, o blog é um formato ultrapassado para conteúdo da web. Mas, muitos usuários e produtores de conteúdo ainda utilizam os blogs como um dos canais mais estratégicos para propagação de conteúdo relevante.


Isso é possível porque um blog com domínio próprio ele possibilita ter o controle total de todas as ações de Marketing de Conteúdo.


O blog ele ainda é mais essencial dentro de uma estratégia de atração, quer dizer, de Inbound Marketing. Com bons conteúdos e uma ótima otimização em SEO, o blog ainda é a melhor maneira de se conseguir tráfego seja para o seu site ou landing page entre outros.


Um bom relacionamento via E-mail Marketing e mídias sociais auxilia na geração de leads para seu negócio.


E-BOOKS


A importância do post no blog de uma empresa é muito grande porque atrai visitantes ao site da mesma tornando-a uma referência no mercado. Porém se a ideia é uma estratégia de conteúdo completa, é necessário contar com uma conversão intermediária para atrair quem ainda não está num momento propício para a compra.


É aí que entra a utilização do material rico, como é o caso do e-book, por exemplo. Através desse material é elaborado todo um conteúdo educativo que agrega valor aos seus visitantes. Oferecendo esse e-book, sua empresa pode continuar educando seus clientes e preparando-os, para o momento certo de se fazer uma abordagem de venda.


Mas a criação desse material rico (e-book) não é o suficiente para a educação dos seus prospects, e consequentemente, tornar sua empresa relevante no mercado: é preciso uma divulgação correta e eficiente para aquisição de Leads e a manutenção de um ótimo relacionamento com eles.


É nesse momento que se fazem necessárias as chamadas "Landing Pages" - páginas voltadas para captação de dados e conversão. Através delas é possível oferecer conteúdo relevante, e ainda, solicitar algumas informações de contato para os possíveis clientes, como nome, e-mail, telefone e etc.


Com relação ao tipo de material rico a produzir não precisa ser, necessariamente, algo trabalhoso. Basta apenas oferecer conteúdos já existentes em sua empresa, como e-books, planilhas, templates, pesquisas e análises de mercado, artigos técnicos, checklists, glossários e muito mais.


E logo após de oferecer esses materiais, é importante oferecer conteúdos mais pesados (cheios de conhecimentos) para tirar dúvidas, mostrar curiosidades ou sanar dores dos seus potenciais clientes.


VÍDEOS


Um outro formato muito utilizado pelos produtores de conteúdo são os vídeos. Esses vídeos quando aplicados em uma estratégia de marketing de conteúdo podem ser extremamente valiosos para a sua empresa.


É muito comum, hoje em dia, quando pensamos em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, e o formato é em vídeo, pensarmos em utilizar uma plataforma especializada em vídeos, tais como YouTube, Vimeo ou Daily Motion.


Através dessas plataformas, o ideal é aproveitar a audiência que elas propõem. Um exemplo disso é o YouTube que possui canais extremamente atrativos com conteúdos altamente relevantes.


Uma vez estando dentro de uma plataforma especializada em vídeos, o ideal é criar um canal de vídeos especializados com conteúdos relevantes para sua empresa se posicionar como referência e evitar alguns problemas clássicos das plataformas especializadas em vídeos que é a perda de atenção e publicidade de terceiros.


REDES SOCIAIS


As Redes Sociais são uma ótima opção para quem quer fazer marketing de conteúdo com seus produtos ou serviços. São canais de multifunções dentro do Marketing Digital que possibilitam criar estratégias para um marketing de atração e de relacionamento com o cliente, possibilitando novos negócios e vendas.


Veja agora, alguns dos principais motivos para sua empresa estar nas redes sociais:


⦁ É o principal canal usado pelos usuários da web para consumir conteúdo, informação e entretenimento;


⦁ Meio de baixo custo, e pode ainda, gerar ótimos resultados para quem não impulsiona suas publicações;


⦁ Possui grande poder de disseminação de conteúdo e viralização;


⦁ As Redes Sociais, são ainda, um ótimo canal de relacionamento com clientes e fãs, tanto por mensagens inbox, quanto nas próprias publicações públicas;


⦁ Sem falar que elas são uma poderosa fonte de tráfego e de geração de Leads para o site de sua empresa.


Agora, quando o assunto se refere apenas a disseminação de conteúdo relevante, as redes sociais servem também para a criação de conteúdo para internet diretamente de sua plataforma, em formatos diferentes daqueles publicados através do blog das empresas.


Outra vantagem muito importante, é que as maiores redes sociais são multimídias, quer dizer, elas permitem através de sua plataforma a produção de conteúdo feita pela sua empresa em diversos formatos, tais como: textos, infográficos, montagens, vídeos, transmissões ao vivo (lives), concursos, fotografias, gifs e muito mais que sua criatividade possa fazer.


E-MAIL MARKETING


Hoje o E-mail Marketing tem sido peça fundamental em uma estratégia de conteúdo adotada pelas empresas que sabem dominar esse tipo de comunicação.


Isso faz com que, esse tipo de canal vá além de um mero envio de mensagens ou notificações, e se torne em um atrativo para novos visitantes, se utilizando ainda, de conteúdo relevante e aprofundando relacionamentos com a base de contatos do site da empresa.


Um outro ponto positivo, quando o assunto é E-mail Marketing, é o fato de ser um canal de baixo custo e útil para vários tipos de negócios e empresas que desejam aplicar estratégias de Marketing de Conteúdo entre outras estratégias de marketing convencional.


Fazendo uma separação de contatos por áreas de interesse (conteúdos baixados e acessados no site de sua empresa nos últimos tempos que indiquem que tipo de conteúdo seu cliente se interessa), é possível enviar mensagens com ofertas certas para o potencial cliente, aumentando, com isso, a taxa de conversão. Sem falar nos resultados importantes aumentando o nível de engajamento e número de vendas online.


Além das newsletters e da divulgação de novos materiais por meio de e-mails promocionais, é possível também se investir em uma estratégia de nutrição de Leads. Onde cada e-mail enviado ao seu cliente tem por finalidade educar e motivar, e ainda, informá-los sobre suas ofertas (conteúdos, produtos ou serviços).


Aprenda o passo a passo para criar conteúdo para internet


Nesse vídeo da Resultados Digitais apresentado por Fernanda Novaes, você verá como fazer um bom planejamento de conteúdo e como postar esse material na web e ainda obter bons resultados com isso:



Como atrair audiência desejada para o meu conteúdo na internet?


Nosso blog tem um artigo bastante interessante sobre viralização de conteúdo na internet, que se chama: "Viralizar: o que é, e como isso é feito na internet".


Nesse artigo você saberá como atrair a audiência desejada ao seu conteúdo.


Como distribuir meu conteúdo pela web?


Segundo o Evolve Creative Group, a estratégia de distribuição de conteúdo envolve muitos canais de comunicação usados por profissionais de marketing para a divulgação de seu conteúdo especializado para o público-alvo ou persona determinados.


Podemos dividir esses canais em três grandes categorias: mídia própria, mídia ganha e mídia paga.


ree

MÍDIA DE SUA PROPRIEDADE - é sua. É um tipo de mídia a qual você mantém o controle; pertence a sua equipe e não a terceiros. Os canais de mídia neste caso costumam ser: sites, sites para celular, páginas de destino, webinars e a criação de um blog.


O conteúdo é seu principal ativo e deve ser publicado apenas em suas plataformas particulares. Pois com isso, o tráfego será direcionado para suas propriedades online, onde seu conteúdo estará protegido a alterações de regras.


Já as mídias sociais podem ser consideradas "um tipo de mídia digital emprestada", pois parecem ser suas e você sente que estão sob seu controle, porém quando a plataforma decide alterar as regras, acaba cobrando algumas taxas para publicação entre outras ou simplesmente não propaga seu conteúdo (alcance orgânico baixo).


MÍDIA CONQUISTADA - é o tipo de mídia que comtempla todos os seus esforços em produto, marketing, marca e sucesso com o cliente. Quer dizer, essa mídia vai fazer render algumas recomendações espontâneas, e ainda, garantir a construção de parcerias com blogs correlatos e promoção em sites do seu setor.


Isso é algo muito positivo, pois quando outros clientes ou usuários veem alguém satisfeito com sua marca ou negócio, eles automaticamente lhe darão mais credibilidade e confiança.


MÍDIA PAGA - é aquela que você paga para ter um alcance maior e mais amplo para seu conteúdo. Hoje em dia, construir um público cativo e do zero é muito difícil. Daí a necessidade de se pagar por marketing e distribuição de conteúdo, fazendo um caminho mais curto para estabelecer sua presença em plataformas onde as pessoas já estão envolvidas.


É importante, neste caso também, se investir em campanhas de remarketing, o que garante que os anúncios veiculados online levem de volta o seu público-alvo à mídia de sua propriedade.


Vale lembrar que, os esforços de distribuição de conteúdo dimensionam seu alcance e maximizam seu ROI. Sem falar que, reaproveitar conteúdo, usar mídias sociais, webinars automatizados, e ainda, e-mail marketing para aumentar tráfego só ajudam na estratégia de distribuição, o que é bastante comum.


A seguir, te mostraremos 5 pontos que podem ajudar na distribuição do seu conteúdo pela internet:


1. CONSTRUA UM BLOG PARA HOSPEDAR SEUS CONTEÚDOS


O blog dentro de uma estratégia de distribuição de conteúdo se torna fundamental para quem quer investir em Marketing de Conteúdo, é praticamente o pontapé inicial em termos de disseminação de conteúdo relevante.


Sem mencionar que, é a ferramenta ideal para conteúdos envolventes para guiar os visitantes, por meio de uma CTA (Call to Action) atraente, e levando-os diretamente a uma Landing Page (Página de Destino) para captura de dados de contato.


Dentro dessa captação de dados é que se dão os chamados "LEADS" (oportunidades futuras de negócio), o que tornará processo de distribuição de conteúdo eficiente. Lembrando que, todo conteúdo distribuído deve ser envolvente e relevante, para que seu cliente visite a página de hospedagem no seu blog.


2. USE UM CALENDÁRIO EDITORIAL PARA MANTER A PRODUÇÃO DE SEUS CONTEÚDOS


ree

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo existem muitas tarefas e é muito comum que a sua produção sofra com atrasos e comprometa a distribuição de maneira regular. Isso não é bom, pois se estamos falando em uma estratégia de Inbound Marketing, que visa a captação de leads, pode fazer com que seu público interessado em suas postagens fique desapontado e procure outra empresa que tenha um calendário de publicações atualizado.


Esse problema tem jeito, trata-se da utilização de uma ferramenta gratuita para calendário editorial. Ela funciona muito bem para manter a organização de sua estratégia de conteúdo, garantindo as publicações no tempo certo.


3. UTILIZE O E-MAIL MARKETING PARA A DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO NO INÍCIO


Partindo do princípio que a maioria das pessoas consultam suas caixas de entrada do e-mail, pelo menos uma vez ao dia, a estratégia de utilizar o e-mail marketing configura uma grande oportunidade para iniciar uma estratégia de distribuição de conteúdo. Você pode explorar, a princípio, a sua base de leads e nutri-los com conteúdos relevantes de interesse de seu público-alvo.


4. INCLUA AS MÍDIAS SOCIAIS NA SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO


Está comprovado que a maioria das pessoas passam a maior parte do dia online interagindo em alguma rede social. Você tem, então, uma grande chance de direcionar seu conteúdo para um público exato que atenda às suas metas.


As grandes redes sociais, não só as do Brasil, mas também do mundo todo, como: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Pinterest entre outras concentram maior número de público e o melhor caminho para se atingir esse público-alvo é investir em anúncios para a captação de leads.


5. USAR DE AUTOMAÇÃO PARA A DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO


ree

Apesar da maioria das empresas de marketing e de comunicação se valerem de ferramentas digitais de automação, muitas plataformas oferecem soluções semelhantes, apresentando alguns diferenciais de nicho de mercado. A Chiefmartec, por exemplo, é uma empresa que atualiza seu cenário de tecnologia de marketing a cada ano.


É importante frisar que a escolha de uma plataforma deve ser bem feita, pois a escolha de uma plataforma errada acarreta em uma perda de tempo e energia.


Isso porque, o onboarding e as integrações levam tempo e só é possível para a equipe de vendas e marketing reconhecer plenamente se essas ferramentas são eficazes ou não depois de um período de testes. Daí a importância de se escolher bem.


Preparamos uma lista com 5 ferramentas digitais que ajudarão seus negócios no uso de automação na distribuição de conteúdo. Elas são gratuitas (freemium) e acessíveis também a pequenas e médias empresas:



Essa plataforma é uma das mais fáceis de se usar que existem. Ela permite que, com alguns cliques você possa agendar postagens em todas as suas redes sociais. Tem ainda, uma visualização simples de calendário para agendar automaticamente seu conteúdo e revisar postagens.


Produza conteúdo de qualidade que impressione seu público e atinja mais pessoas. Para facilitar a postagem regular, acesse recursos de imagem diretamente no painel Hootsuite. Freemium



Buffer é uma plataforma que permite o compartilhamento de suas postagens com várias contas ao mesmo tempo, personaliza as suas mensagens rapidamente para cada rede social, e ainda, rastreia e analisa as interações nas postagens que você compartilha. Freemium



Gerencie sua própria postagem social e a de seus clientes em uma conta. Divida facilmente os dados do cliente com o recurso e as tags da equipe.


Agende as postagens para publicar em uma data e hora específicas de sua escolha, no fuso horário de sua escolha.


Adicione usuários à sua conta, atribua privilégios e organize-os em equipes. Autorize equipes a trabalhar em perfis sociais e blogs selecionados. Configure a aprovação da postagem quando necessário. Freemium



Identificado como uma das melhores plataformas do Twitter para tweetar, ou seja, mostra os momentos em que seus seguidores estão online e quando eles twittam.


O usuário autoriza o Tweriod a obter acesso à sua conta do Twitter e seleciona para uma análise gratuita ou premium. Quando a análise estiver pronta, a organização poderá entrar no Tweriod usando o login do Twitter e revisar a análise.


Indivíduos, organizações menores ou organizações maiores que desejam identificar os melhores tempos para Tweetar. O leque de seguidores do Twitter cobertos por relatórios varia de menos de 1.000 a mais de 50.000. No entanto, para mais de 1.000 seguidores, uma organização teria que comprar uma análise premium.



Rebrandly é a plataforma de gerenciamento de links líder do setor para marcar, rastrear e compartilhar URLs curtos usando um nome de domínio personalizado.


Melhora a visibilidade e a confiança da marca, colocando seu nome de marca em todos os links que você compartilhar.


Criando conteúdo para as minhas Redes Sociais


A tarefa de criar conteúdo para internet não é fácil, mas criar conteúdo relevante para as redes sociais se torna ainda mais difícil, justamente por se tratar de redes sociais.


Se analisarmos, todos nós somos produtores de conteúdo, tendo poucos ou muitos seguidores. Mas quando o assunto é trabalhar a imagem de uma marca ou saber fazer um planejamento de mídia e conteúdo, é necessário pensar em uma estratégia assertiva nessa criação de conteúdo. Uma que realmente atraia a atenção de quem interessa.


Pensando nisso, nós do Blog Update, listamos 8 dicas importantes para ter ideias de conteúdos para as redes sociais, e também, ferramentas digitais que vão te ajudar a ter notoriedade naquela rede que você deseja, e ainda se destacar dentro da mesma. Seja ela o Instagram, YouTube, Facebook ou no Tik Tok.


1 - DETERMINE COM QUEM VOCÊ QUER FALAR


Definindo, primeiramente, o público-alvo desejado, é só desenvolver a persona para qual você quer criar conteúdos e ser relevante. Isso ajuda a criar temas e assuntos pertinentes que vão chamar atenção dos outros usuários. A prioridade ao gerar conteúdo para as redes sociais é primar pela qualidade e não quantidade do que produzimos e nas conversas e conexões que geramos.


2 - O QUE POSTAR, AFINAL? SOMENTE CONVERSAS É O IDEAL?


É importante frisar que, redes sociais foram criadas por pessoas para interagirem com outras pessoas. Neste caso, as métricas de vaidade perdem espaço para as conversas reais, engajamento e discussões. Portanto, o ideal é criar conteúdos que façam seus seguidores ou outros usuários interagirem com você. Pergunte, troque informações, faça lives, responda perguntas e etc.


3 - MANTER SEMPRE UMA FREQUÊNCIA NAS POSTAGENS


Existe um dilema que é verdade: "Quem não é visto, não é lembrado!". Nas redes sociais isso é mais comum do que se pensa. Pense em criar um calendário, em temas para cada dia da semana e descubra a frequência ideal para a produção, publicação e interação com seus seguidores.


Já com relação a descoberta de um "horário de ouro" ou "número mágico de postagens" isso ainda não existe, mesmo com toda a tecnologia a disposição do Marketing Digital. É preciso entender como sua audiência funciona e como encontrar um horário ideal para ela.


4 - QUAIS CONTEÚDOS ESTÃO BOMBANDO NA REDE ATUALMENTE?


Uma boa ferramenta digital para acompanhar as tendências de conteúdos que estão bombando na internet e o Google Trends e o Google Alerts. A primeira ferramenta mostra a tendência de busca de palavras-chave e assuntos relacionados. A segunda envia alertas, por e-mails, sobre temas que queremos acompanhar. Assim, você consegue saber o que está sendo falado e procurado na web em tempo real.


5 - SIGA PERFIS RELEVANTES E APRENDA COM ELES


Fazer um "benchmark" de outros perfis nas redes sociais, ajuda na evolução do seu próprio perfil em sua rede social. Perfis como @falecomshirley e @patty, por exemplo, são perfis no Instagram que ajudam as pessoas a criar conteúdo e melhorar sua marca pessoal e orientam sobre as melhores práticas do mercado.


6 - OPTAR POR UM FORMATO OU USAR VÁRIOS FORMATOS PARA SUAS PUBLICAÇÕES


Variar o tipo de conteúdo e formato se faz necessário, hoje em dia, pois ajuda muito o algoritmo das redes sociais e chamam atenção de novos seguidores. Vídeos, por exemplo, tem um maior engajamento, mas isso pode se aplicar ao seu conteúdo ou não.


Por isso, é importante a utilização ou se fazer testes para diferentes formatos de comunicação, no intuito de se encontrar a melhor forma de atuação para suas estratégias de Marketing Digital.



7 - USE UMA DETERMINADA LINGUAGEM PARA CADA REDE SOCIAL


Dentro de uma estratégia de conteúdo para internet, principalmente para as redes sociais, é importante estudarmos sobre privacidade, algoritmos ou o que podemos postar ou não.


Precisamos lembrar que as redes sociais são um espaço emprestado e temos que respeitar as regras ditas lá. Para evitarmos um possível bloqueio de perfil ou problemas piores - como banimento da rede - é importante estar atento à cada uma das normas das redes sociais.


8 - DENTRE AS SUAS REDES SOCIAIS ESCOLHA UMA QUE SERÁ SUA PRINCIPAL


Ficar criando conteúdo para diversas redes sociais, ao mesmo tempo, pode ser exaustivo. Quando começamos uma estratégia de conteúdo para redes sociais, é importante escolher uma, dentre as quais você possui, para melhor conversar com o seu público-alvo ou persona e qual se identifica mais.


Nada melhor que, produzir um conteúdo que vai ao encontro daquilo que espera os outros usuários e seguidores.


Como podemos perceber, escrever para as redes sociais, bem como criar conteúdo para internet, não é uma tarefa fácil e você tem muitas surpresas pela frente. E ter a certeza de que esse conteúdo vai viralizar, realmente é uma incógnita.


Mas temos a certeza que, quando você saber criar um conteúdo e de qualidade, a verdade é uma só: sua empresa ou negócio será uma autoridade no conteúdo especializado que seu público-alvo precisa.


E você já sabe, precisando de ajuda com Marketing de Conteúdo é só falar com a gente: Active Design Marketing Digital - tel (11) 3992-9709


Bom trabalho e crie conteúdos altamente relevantes!!!

 
 
 

Commenti


Assine a nossa newsletter

Obrigado por enviar!

© 2025 Active Design Marketing Digital - Blog Update marca registrada

São Paulo, SP - BRASIL - activedesignmarketing@outlook.com

bottom of page