Digital Influencer: como se tornar um
- Active Design Marketing Digital
- 4 de jul. de 2023
- 12 min de leitura
Atualizado: 5 de fev.
Muitas pessoas tem procurado saber "como é ser um Digital Influencer"? Realmente há muitas buscas por informações sobre essa nova profissão que tem encantado a muitos pelo dinheiro e fama conquistados.

Como definir um Digital Influencer?
Podemos dizer que, hoje, a carreira de Digital Influencer está tendo uma ascensão meteórica dentro das redes sociais transformando várias áreas de nossa vida. Sem falar que, se trata de uma carreira relativamente nova no mercado sendo qualificada o seu sucesso por curtidas, comentários, visualizações de seus seguidores e audiência em geral.
Mas ainda assim, com inúmeras publicações, engajamentos, parcerias comerciais, publiposts, fica ainda a pergunta: o que é exatamente um influenciador digital? Qual é a rotina dessa profissão? Enfim, com essas perguntas resolvemos reunir diversas informações a respeito dessa carreira que tem atraído diversas pessoas pelo mundo.
Começando pela tradução do termo “Digital Influencer”, que significa Influenciador Digital, podemos dizer que é a pessoa que detém o poder de influenciar um determinado grupo de pessoas. Para isso, esse profissional impacta centenas e até milhares de seguidores, diariamente, com seu estilo de vida, opiniões e hábitos.
Uma das características principais da ascensão de um digital influencer está ligada diretamente ao aumento de consumo de informação e produtos na internet.
As marcas já entenderam isso, e viram no digital influencer uma oportunidade de estar mais próximo de seus consumidores e compreender como podem atuar na divulgação de novos produtos e serviços.
Além do mais, o digital influencer impacta e conquista seguidores e fãs, através da produção de conteúdo, se utilizando das mídias sociais mais populares da internet, tais como: Facebook, Instagram, YouTube e um blog pessoal.
Tudo isso, para entregar informação e entretenimento ao seu público.
Quais as principais vantagens e desvantagens de ser um influenciador digital?

Nem tudo na vida de um digital influencer é mil maravilhas, existem também os prós e os contras. Veja a seguir alguns deles:
AS VANTAGENS
MOBILIDADE
Sem dúvida uma das maiores vantagens de se trabalhar com a internet, é o fato de trabalhar remotamente, ou seja, em casa, no trânsito ou de qualquer lugar do mundo. Bastando apenas uma internet de banda larga, um smartphone, uma câmara ou um notebook para estar conectado com seus seguidores.
LIBERDADE EDITORIAL
Um outro fator positivo em ser um influenciador digital é que eles podem produzir qualquer tipo de conteúdo, em diversos formatos falando sobre os mais diversos assuntos, desde o mais polêmico até mais acadêmico. É claro que essa liberdade editorial é sempre negociada com as empresas contratantes na divulgação de seus produtos.
EXPERIÊNCIAS
Como foi dito, as empresas quando descobriram o potencial dos influenciadores digitais viram também uma grande oportunidade de negócios e de divulgação de produtos e serviços. Com isso, os influenciadores digitais obtêm certas vantagens no contrato que vão além do cachê, como viagens, acesso a eventos e etc.
Essa prática de recompensa é muito comum no início da carreira de um Digital Influencer. Ele faz, na verdade, uma permuta onde é trocada a sua influência por produtos e serviços das empresas. Por isso, quando um Digital Influencer ainda não construiu uma autoridade em determinado nicho fazer esse tipo de permuta é ideal.
AGENDA FLEXÍVEL
Com a comodidade em se trabalhar em casa, o Digital Influencer tem mais liberdade para organizar sua agenda pessoal e profissional. Fica mais fácil assim distribuir seu dia e atender a todos.
Mas é importante frisar que, o ideal é não ser tão flexível assim com seus compromissos, pois o Digital Influencer tem a necessidade em produzir conteúdo constantemente em seus canais para manter o engajamento de seus seguidores.
AS DESVANTAGENS
PASSAR MENOS TEMPO COM A FAMÍLIA
Conforme o aumento da demanda pelo trabalho do Digital Influencer, pode acontecer que o mesmo tenha que viajar e comparecer a eventos para a divulgação de produtos e serviços, o que significa ficar longe da família e passar menos tempo com ela.
Isso acaba sendo um grande empecilho para pessoas que tem um apego familiar ou tem filhos e não podem ficar longe deles.
Mas não se desespere! Pois quanto mais valor o Digital Influencer gerar para a empresa contratante de seus serviços, mais fácil será negociar condições, principalmente ter o direito de levar o familiar em suas viagens.
FALTA DE PRIVACIDADE
Ser Digital Influencer é complicado, pois, quem é sofre muito com o excesso de exposição devido as redes sociais, e com isso, muitos seguidores acham que te conhecem há muito tempo e podem ser invasivos quando bem quiserem. A popularidade, neste caso, é importante, mas há limites.
Querer tirar uma foto com você tudo bem, mas é importante estabelecer limites até para preservar a intimidade sua e de seus acompanhantes (familiares de uma forma geral).
HATERS
Os haters, na verdade, são aquelas pessoas que gostam de fazer comentários maldosos, e muitas vezes, preconceituosos sobre celebridades ou pessoas muito famosas da internet. Seu passa tempo favorito é “detonar” perfis de artistas da televisão, por exemplo.
Dependendo da quantidade de comentários que esses haters fizerem, o melhor é ignorar. Porém se esses comentários forem preconceituosos ou uma ameaça a sua segurança, tire prints desses comentários e entre em contato com as delegacias especializadas em crimes virtuais.
CALOTES DE EMPRESAS
Ser um Digital Influencer não significa ser imune a calote de empresas ou pessoas que não cumprem o que foi prometido.
É muito importante checar ou levantar informações de possíveis parceiros antes de firmar uma parceria, pesquisar bem sobre os anunciantes que querem contratar seus serviços, tendo como fonte de pesquisa comentários de clientes desses produtos ou serviços nas redes sociais.
É importante também, formalizar um contrato de prestação de serviços com cláusulas que garantam uma maior segurança para você, evitando problemas jurídicos no futuro.
Como montar um canal de Digital Influencer no YouTube?

Desenvolver um canal no YouTube, num primeiro momento, pode até parecer uma coisa fácil, mas não é! Requer toda uma estratégia de marketing para se ter sucesso nessa plataforma.
Para se ter uma ideia, o número de inscritos no YouTube somado ao número de pessoas que postam vídeos nas redes sociais, no intuito de se obter uma audiência de sucesso, cresce a cada dia. Por isso, ter uma estratégia de marketing digital é uma ótima ideia para fazer “bombar” seu canal no YouTube.
A seguir, veremos algumas estratégias importantes para você fazer seu canal crescer dentro do YouTube:
DESENVOLVER CONTEÚDO RELEVANTE
Realmente o que chama atenção das pessoas, hoje em dia, é um bom conteúdo relevante. E postar vídeos que falem sobre assuntos relevantes ou polêmicos é fundamental para uma boa audiência. E nosso blog existe um artigo que fala sobre isso, que se chama: “Viralisar: o que é, como isso é feito na internet”
Para darmos um bom exemplo do que postar para atrair a grande audiência, vejam o caso de uma produtora de vídeos que já tem um canal no YouTube, onde através do mesmo compartilha vídeos falando sobre dicas de como comprar uma boa câmara e também como fazer uma ótima filmagem.
Dessa forma, teremos um público altamente consumidor de conteúdo relevante, falando sobre vídeos e câmeras especializadas e adquiri-las. Sem falar na ampla divulgação da marca da empresa e o segmento que ela atua.
ENGAJAR A AUDIÊNCIA
Engajar a audiência é uma prática muito comum nos vídeos dos youtubers hoje em dia. Quem nunca ouviu e viu frases do tipo: “Se escreva no canal”, “Deixe um like”, “Compartilhe com os seus amigos” e daí em diante.
Pode não parecer, mas essas frases fazem a diferença quando o assunto é engajar os seguidores, fazendo com que eles tenham acesso às últimas novidades do canal, e com isso, ajudar na divulgação de seus conteúdos.
OTIMIZAR VÍDEOS ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS DE SEO
É muito comum as pessoas se perguntarem: “Como vão localizar meus vídeos no YouTube?” ou “Como vou saber se estão visualizando ou não meus vídeos na internet?”
É daí que nasce a preocupação de: “como fazer um vídeo no YouTube e ser localizado pelos meus seguidores?” Felizmente existem as estratégias de SEO.
Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são estratégias de marketing digital que tem por objetivo fazer a localização de vídeos, posts, imagens, podcasts, sites, blogs entre outros formatos para conteúdo online através de palavras-chave, que nada mais são do que palavras ou frases (termos) inseridos em motores de busca, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Daí a importância da utilização de palavras-chave ou artigos de blog com títulos atrativos para chamar atenção da audiência tanto dentro como fora do YouTube.
Temos um artigo em nosso blog que fala mais detalhadamente sobre SEO e suas estratégias - “Análise de SEO: o que é e como fazer”
FAZER PARCERIAS COM DIGITAIS INFLUENCERS

Podemos dizer que os Digitais Influencers tem um grande número de seguidores nas redes sociais, e com isso conseguem influenciar positivamente o seu público nas postagens realizadas nessas plataformas.
Investindo nessas parcerias certamente o seu canal do YouTube alcançará mais destaque na plataforma e alcançará maior visibilidade (retorno) no sistema mobile.
Como é o mercado dos influenciadores digitais?
O Marketing Digital mudou a forma como consumimos produtos e serviços. Para se ter uma ideia 97% dos consumidores leem opiniões e avaliações de outros usuários (internautas) antes de realizar uma compra.
Com a popularização das redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter houve uma transformação no mercado consumidor impulsionada agora pelos digitais influencers.
Com os milhões ou milhares de seguidores, os perfis dos digitais influencers tornou-se um poderoso instrumento de divulgação e vendas influindo diretamente no poder de compra das pessoas, divulgando marcas, recomendando produtos e criando tendências tudo isso com um único objetivo – conquistar melhores resultados.
Surge, então, o que chamamos de Marketing de Influência, que é o marketing que tem uma abordagem que busca desenvolver ações de vendas e divulgação junto a influenciadores digitais.
Com isso, explora-se a relação de confiança e de poder dos influenciadores digitais sob as decisões de seus seguidores, inclusive os jovens.
Podemos dizer que, o Marketing de Influência tem alto poder de engajamento e também consegue ampliar o alcance de sua mensagem. Isso se deve ao fato dos influencers serem pessoas reais, o chamado gente como a gente, aumentando com isso a confiança do consumidor e a credibilidade da mensagem que a marca deseja passar.
É importante frisar que, as ações de marketing de influência devem ser feitas junto aos digitais influencers que tenham a ver com os conteúdos consumidos pela audiência que compõe a base de clientes daquela empresa.
Como se tornar um Digital Influencer?
Depois de termos mostrado as vantagens e desvantagens em ser um Digital Influencer, vamos ver agora os caminhos para se tornar um.
Veja agora algumas dicas importantes:
IDENTIFIQUE SUA PAIXÃO E OS TEMAS QUE VOCÊ DOMINA
O sucesso de um digital influencer está na capacidade de saber explorar diversos temas com paixão e habilidade em agregar conteúdos diferenciados
Antes de criar um perfil ou canal no YouTube, pense em temas que você domina e que fazem parte de sua vida. Você pode começar analisando aqueles temas que prendem atenção das pessoas quando você fala e aqueles que são associados a você naturalmente.
Quanto mais você dominar sobre um determinado assunto, mais autêntico será seu conteúdo.
ENCONTRE SEU NICHO
O mundo dos digitais influencers é muito grande e disputar audiência dos seguidores é complicado, principalmente, quando você escolhe um assunto genérico. É preciso encontrar seu próprio nicho para se diferenciar da concorrência, segmentando seu público e construindo sua audiência.
Seja mais específico e encontre sua especialidade.
Destacamos aqui um exemplo bem prático, em vez de criar mais um canal de moda feminina, aposte no segmento plus size ou fashion fitness.
TORNE SEUS SEGUIDORES EM CLIENTES
Pode-se dizer que, seus seguidores são seus clientes e é sua obrigação entregar valor para eles através de seus conteúdos que resolverão problemas e trarão assuntos relevantes.
Isso é o que chamamos de mentalidade empreendedora que diferencia os digitais influencers e fará você chegar ao topo com aprovação e admiração de seu público.
Por isso, é muito importante conhecer bem a sua persona e produzir conteúdos adequados as suas dores, aspirações e necessidades.
USE IMAGENS QUE FALEM POR SI SÓ
Para se ter destaque e renome entre os digitais influencers, é preciso apostar em imagens de impacto e criar sua identidade em cima delas.
Fazer fotos com excelente resolução e com uma edição de qualidade é o ideal para diferenciar um digital influencer e mostrar seu estilo único.
Isso tem que ser visto no Instagram, por exemplo, pois suas imagens devem ser reconhecidas imediatamente no Feed e no Stories.
Concluindo: a construção de sua marca pessoal depende da sua identidade visual, pois ela é a essência de um digital influencer.
Quantos seguidores são necessários para se tornar um Digital Influencer?

É difícil dizer, pois depende muito do nicho de atuação do Digital Influencer. Se esse nicho for muito grande, mais seguidores você precisará ter para ser considerado um digital influencer.
Para ser considerado um digital influencer é preciso ter no mínimo a quantidade de, pelo menos, 1 mil seguidores, sendo preferencial garantir mais de 5 mil seguidores para se conseguir monetização e patrocinadores.
Como se tornar um Digital Influencer no Instagram?
Ser um Digital Influencer no Instagram não é uma tarefa fácil, requer investimento em conteúdo relevante e cativante para o público daquele influencer. Em resumo, o ideal é você conquistar esse reconhecimento através das suas estratégias de divulgação de uma forma orgânica.
Em segundo lugar, se sua estratégia de divulgação conseguir mais seguidores, e consequentemente, mais engajamento obterá com isso mais autoridade e fidelização de clientes e mais conversões.
As vantagens de se tornar um digital influencer no Instagram:
MAIS INTERAÇÃO
Ficou comprovado que cerca de 80% dos usuários da rede (Instagram) interagem com pelo menos 1 perfil empresarial por dia. O que é excelente! Pois isso mostra que os usuários do Instagram se relacionam ou se interessam pelos conteúdos de suas marcas favoritas.
MAIOR ENGAJAMENTO
O engajamento no Instagram é fabuloso! Ele demonstrou um resultado 10 vezes maior, em termos de engajamento do que o Facebook e 84 vezes maior do que do Twitter.
Isso significa que os usuários do Instagram tendem a visualizar, curtir e comentar muito mais do que as outras redes. E quando o assunto é ser um influenciador dentro do Instagram, esse volume de interação alavanca qualquer resultado.
MAIS RELACIONAMENTO
Para uma boa estratégia de relacionamento é importante estabelecer uma comunicação ampla por diversos meios, principalmente, pelas outras redes sociais, daí a necessidade de se investir em marketing de relacionamento e suas estratégias.
Entendemos que, relacionar-se bem com os clientes promove a fidelização, retenção, e ainda, propaga uma boa reputação do seu negócio no mercado digital.
Como ganhar dinheiro como Digital Influencer?
Muitos pensam que o faturamento de um Digital Influencer vem só dos posts de seus conteúdos. Isso não é verdade e listaremos abaixo as formas de faturamento de um Digital Influencer:
Patrocínio de posts: O influenciador digital simplesmente posta um serviço ou produto com elogios ou comentários e é remunerado por isso. Essa é a forma mais comum de ganhar dinheiro com essa profissão;
Participação em eventos e Palestras: É comum cobrar pela participação em eventos, tanto presenciais como online. O pagamento por essas participações normalmente é feito com permuta de roupas, serviços, estadias ou presentes;
Marketing de Afiliados: fazer anúncios de terceiros pode render grande volume de vendas e garantir excelentes comissões;
Outros tipos de anúncios: principalmente em suas mídias sociais;
Divulgar Cursos Online: vender um curso falando sobre “Como ser um Youtuber de sucesso”, por exemplo;
Aparição em outros canais de youtubers: aparição em outros canais de Digitais Influencers menos famosos;
Produtos próprios: influenciadores digitais de muito sucesso dão nome a produtos, e com isso, ganham muito dinheiro inclusive participação nas vendas.
Quanto ganha um Digital Influencer?

Isso depende muito do grau de fama e da lista de seguidores do profissional. Para se ter uma ideia um influenciador digital que tem 5 milhões de seguidores vai cobrar mais para fazer propagandas ou divulgação de produtos e serviços em seus posts, do que aquele que tem apenas 500 mil seguidores.
No YouTube, um digital influencer de fama pode ganhar entre R$ 50 mil a R$ 150 mil por campanha, segundo especialistas. Já os canais de influencers de menos expressão faturam em torno de R$ 1 mil a R$ 5 mil por campanha, o que já é um bom dinheiro. O YouTube paga em torno de US$ 0,60 a US$ 5 cada mil visualizações, dependendo do nicho envolvido.
No Instagram, uma digital influencer fatura em torno de R$ 5 mil a R$ 10 mil por anúncio patrocinado se tiver mais de 100 mil seguidores. É claro que esses valores dependem muito de uma série de variáveis.
Segundo uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos pela agência nova-iorquina Bloglovin, um post no Facebook custa em torno de US$250 e US$ 100,00 no Twitter. Mas os digitais influencers mais famosos cobram muito mais.
A participação em eventos presenciais pode engordar a conta de um influencer em pelo menos R$ 5 mil, se ele for mediano. Somando-se ainda a venda de e-books, camisetas, palestras, livros impressos, participação em programas de TV, patrocínio e muito mais.

Nathalia de Oliveira Rosa Arcuri (NATHALIA ARCURI) se tornou uma influencer especialista em finanças, mas também possui outras profissões como jornalista e apresentadora.
Ela é uma digital influencer pelo canal no YouTube "Me Poupe", pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro, se tornando assim, no maior canal de finanças do mundo.
Em Dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil. Já em 2020 se destacou no Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça sendo a única influenciadora digital brasileira a ser convidada para o evento.
Só neste ano Nathalia espera chegar a 80 mil. Com investimentos em tecnologia, serão 100 funcionários no time. Cerca de 25 milhões de pessoas acessam seus conteúdos gratuitos mensalmente. Na planilha, Nathalia calcula que fechará 2021 com faturamento de R$ 108 milhões.
Comentarios